sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Fiesta Trail quer ser o “EcoSport Jr.”

Ford transforma kit aventureiro em versão de série para fazer frente ao CrossFox, da VolksEmbalada pelo aumento de vendas do Fiesta 2008 – que ganhou nova frente e interior, entre outras melhorias –, a Ford lançou hoje uma nova versão do hatch, a Trail. Para quem se lembra, o Trail era um kit de visual off-road, vendido desde 2005. Agora, no entanto, o carro virou versão de série com um objetivo claro: tirar vendas do CrossFox, o compacto que mais se aproxima do EcoSport em proposta. A estratégia para isso é transformá-lo numa espécie de EcoSport Jr., ou seja, com visual que lembra o jipinho, mas com preço mais acessível. Adereços visuais Obviamente, o Trail não nega seu perfil. O carro tem apenas visual que remete ao estilo aventureiro. A Ford se apressou em dizer que não teve a intenção de modificar a arquitetura do modelo para proporcionar um desempenho mais adequado na terra. Ao invés disso, preferiu equipá-lo com diversos adereços do gênero. Por fora, o que mais chama a atenção são os insertos nos pára-choques, que lembram quebra-matos, mas são menos agressivos devido à legislação atual. Há também um novo rack no teto que copia a fórmula do Idea Aventure ao misturar sua função com um aerofólio. No interior, as modificações são mais simples. Há soleiras nas portas, pedaleiras, manopla de câmbio do Focus e uma capa de Neoprene para os bancos dianteiros personalizada com o nome Trail. A vantagem (ou desvantagem) é a possibilidade de retirá-los quando necessário.
Fusão de kits Na parte mecânica não há novidade. O Trail pode ser adquirido tanto com motor 1.0 Flex (R$ 40 755) quanto com o motor 1.6 Flex (R$ 44 885). O carro vem com um pacote bem completo de equipamentos por unir aos itens “Trail” também os kits Pulse e Class. Isso inclui direção hidráulica, vidros e travas elétricos, ar-condicionado, além de CD player com mp3. Antes de mais nada, o Fiesta só vem na cor prata ou preta. A lamentar somente as rodas de liga leve aro 14. Visivelmente, o Trail merecia rodas aro 15, para compor um visual mais robusto e adequado, ao menos na versão 1.6. A Ford justificou que não quis modificar nesse sentido para não encarecer o modelo. Em relação ao seu principal concorrente, o Fiesta Trail é cerca de R$ 10 000 mais barato, porém, não traz rodas aro 15, estepe externo, espelho retrovisor elétrico, faróis de longo alcance, sem falar na altura do solo maior. Ele começará a ser vendido a partir do próximo fim de semana.