terça-feira, 23 de outubro de 2007

Cara nova e preço igual

O jipinho EcoSport, da Ford, chega ao mercado com visual e acabamento modificado

A receita usada nele foi a mesma do Fiesta, introduzida no começo deste ano. Atualizar a frente do veículo, modificar pouco a traseira e melhorar a percepção de qualidade do interior. Entretanto, o resultado foi melhor que o do compacto: por fora, o EcoSport ganhou um ar de Land Rover Frrelander, guardadas as proporções. Os novos faróis de dupla parábola, combinaram com a grade dividida por uma barra horizontal. Os pára-choques dianteiro e traseiro também estão mais agressivos e modernos e o capô com um vinco pronunciado na frente. Na traseira, a única mudança foi a lanterna com elementos circulares ressaltados.


As transformações no interior foram mais agressivas ainda. O painel foi redesenhado, com novos direcionadores de ar, painel de instrumentos e console central. Volante e manopla de câmbio também têm desenho novo, mas ergonômico e agradável. Há até opção de controle satélite de rádio atrás da direção. Outra mudança bem-vida foram os acionadores dos vidros elétricos do tipo “push-pull”, de melhor qualidade e funcionamento. Ah, sim, para variar, o marcador de combustível digital virou peça de museu.



O nível de ruído parece menor, é verdade, mas o Eco é o tipo de veículo que somente depois de muitos quilômetros pode-se saber do sucesso das medidas tomadas para melhorar esse aspecto. Além dessas modificações, o Ford teve o freio modificado para atuar mais cedo, e os pneus passaram a ser Scorpion ATR, da Pirelli, nas versões Freestyle, XLT e 4WD.



Sozinho no mercado, com visual atual e proposta intacta, o EcoSport ainda dará muito alegria à Ford. Certamente suas vendas voltarão aos melhores níveis que só não serão maiores porque a fábrica de Camaçari, na Bahia, trabalha no limite de produção.